domingo, 1 de abril de 2012

Consumidores devem tomar cuidado ao descartar medicamentos




Segundo estudo feito pela faculdade Oswaldo Cruz sete em cada dez consumidores se livram dos remédios de forma errada. 






Já a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - diz que cerca de dez a vinte oito mil toneladas de medicamentos são jogados fora pelos consumidores a cada ano.

Dados do IBGE apontam que apenas doze vírgula cinco por cento dos municípios brasileiros têm aterros sanitários, o que quer dizer que grande parte dos resíduos produzidos no país, incluindo esses materiais, vão para lixo a céu aberto.Lá essas substâncias se infiltram contaminando solo e água, como explica a bióloga Priscila Barrica. “Os medicamentos são classificados como resíduos perigosos, por que tem em sua formulação substâncias de difícil composição e podem prejudicar o solo a água a fauna a flora e a própria saúde humana, podendo contaminar os recursos hídricos e alterar o desenvolvimento de plantas e animais. Alguns medicamentos podem fortalecer as bactérias, com as quais interagem na água e essas ao serem ingeridas pelo homem se tornam resistentes ao remédio. os hormônios podem ser danoso aos homens e as pessoas com pré disposição genética ao câncer”. Explica ela.

A Anvisa diz que os medicamentos descartados merecem os mesmo cuidados que o lixo hospitalar, mas ainda está discutindo de que forma isso deve ser feito.

Mesmo não havendo obrigatoriedade em recolher os remédios, essa ação tem sido feita por laboratórios farmacêuticos em parceria com redes de supermercados e também por grandes drogarias, porém antes de leva-los é preciso saber se a drogaria do seu bairro recebe esses medicamentos, pois nem todos fazem a coleta.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes